Logotipo da Cáetdra Cátedra de Estudos Sefarditas
Alberto Benveniste

Universidade de Lisboa

Cátedra de Estudos Sefarditas
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa
Telef. +351 21 792 00 00 (ext. 317)
cesab@letras.ulisboa.pt

Cátedra "Alberto Benveniste" » Agenda e notícias » Colóquio Internacional – Exposição Bibliográfica «Humanismo, Diáspora e Ciência (séculos XVI e XVII)». Biblioteca Pública Municipal do Porto (7 e 8 de março).

Colóquio Internacional – Exposição Bibliográfica «Humanismo, Diáspora e Ciência (séculos XVI e XVII)». Biblioteca Pública Municipal do Porto (7 e 8 de março).


7 e 8 de março

Nos dias 7 e 8 de março de 2013, decorre no Auditório da Biblioteca Municipal do Porto, o Colóquio Internacional «Humanismo, Diáspora e Ciência (séculos XVI e XVII)». A Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» participa como instituição neste colóquio, com a presença de alguns dos seus investigadores.
A Universidade de Aveiro e a Câmara Municipal do Porto, através do Centro de Línguas e Culturas e da Biblioteca Pública Municipal do Porto, tendo como enquadramento o projeto de I&D «Dioscórides e o Humanismo Português: os Comentários de Amato Lusitano», uniram esforços no sentido de organizar esta iniciativa, em parceria com outras três Unidades de I&D: Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa; Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra; Instituto de Filosofia da Universidade do Porto.
O Colóquio Internacional «Humanismo, Diáspora e Ciência (séculos XVI e XVII)» terá lugar na BPMP, nos próximos dias 7 e 8 de Março. No primeiro dia do colóquio será inaugurada a Exposição Bibliográfica (patente na BPMP de 7/3 a 15/4), estando também prevista a apresentação de um volume, que integra um conjunto de estudos e o catálogo da exposição.
Os trabalhos em curso no projeto de investigação «Dioscórides e o Humanismo Português: os Comentários de Amato Lusitano» do Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro constituíram-se como o ponto de partida de uma reflexão alargada e fecunda sobre três temas – Humanismo, Diáspora e Ciência –, que consideramos nucleares tanto para a leitura da obra do próprio Amato Lusitano, o médico albicastrense que passou a maior parte da vida no desterro, como, no fundo, para a compreensão do percurso e da obra de tantos outros vultos insignes de Portugal e da Europa, nos séculos XVI e XVII.
Para mais informações sobre o evento, remetemos os interessados para a página do projeto [http://amatolusitano.web.ua.pt].






Para mais informação: Coloquio_Internacional.pdf (PDF formato pdf, 238 KB)

 

 
© 2006-2017 Cátedra de Estudos Sefarditas "Alberto Benveniste"       Última actualização: 19.set.2017       Desenvolvimento: VitralDigital         HTML 4.01   CSS   WAI AA