Projectos

Raízes: as origens portuguesas das elites sefarditas Norte-Americanas (sécs. XVII-XVIII)

O projecto Raízes tem como objectivo a pesquisa das origens e do percurso português das famílias que constituíram a elite sefardita nas comunidades judaicas norte-americanas, bem como o desenvolvimento de uma plataforma online para a partilha de materiais e ferramentas de trabalho.

Projecto Monções

O projecto Monções – Cristãos-novos, judeus e condenados por judaísmo na Inquisição de Goa procura resgatar a identidade e a história dos réus que o tribunal do Santo Ofício de Goa julgou no âmbito dos comportamentos associados ao Judaísmo. Diante de uma instituição cujos fundos maioritariamente se perderam, o projecto procura cruzar fontes de distinta proveniência, produzindo biografias e contribuindo para a edição crítica dos processos sobreviventes na Série Goana da Colecção Usque.

Projecto Praying To The God Of Israel

O projecto Praying to the God of Israel according to the Portuguese Tradition (16th – 18th centuries) destina-se à identificação, publicação e análise de livros de orações manuscritos (siddurim), de carácter essencialmente clandestino e pertencentes à tradição judaico-portuguesa, que se conservaram dentro de processos ou de outra documentação inquisitorial.

Projectos PASSADOS