Logotipo da Cáetdra Cátedra de Estudos Sefarditas
Alberto Benveniste

Universidade de Lisboa

Cátedra de Estudos Sefarditas
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa
Telef. +351 21 792 00 00 (ext. 317)
cesab@letras.ulisboa.pt

Cadernos da Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste»

Pode solicitar o envio para o e-mail cesab@letras.ulisboa.pt, complementado pelo envio de um cheque à ordem de Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com o valor resultante da soma dos volumes e exemplares solicitados.

Os textos correspondentes à secção "artigos" podem ser consultados on-line neste mesmo website em "Centro de Documentação"

Os "Cadernos de Estudos Sefarditas" são uma revista científica de circulação internacional. Recebemos proposta de artigos e de resenhas de livros para publicação.

Cadernos de Estudos Sefarditas, volume 10-11

2011
Preço: 20 euros

Capa

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+ Índice

In memoriam Aron di Leone Leoni (1932-2010)

- António Manuel Lopes Andrade
In memoriam ................................................ 13

- Bruna Leoni Herzfeld
Discorso (Ferrara, 8 de Maio de 2011) ...................... 15

- Pier Cesare Ioli Zorattini
Aron di Leone Leoni (1932-2010) ............................ 21

- Laura Graziani Secchieri
Biografia e bibliografia de Aron Leoni ..................... 25


Parte I
Ciclo de Conferências 2009 e 2010

- Juan Gil
La profecía de Abdías y el mundo converso .................. 37

- Ana Cristina da Costa Gomes
João de Barros e Diogo de Sá
no palco literário da polémica anti-judaica ................ 61

- António Manuel Lopes Andrade
A Senhora e os destinos da Nação Portuguesa:
o caminho de Amato Lusitano e de Duarte Gomes .............. 87

- Andrée Aelion Brooks
Dona Gracia Nasci and her significance
to Portuguese and Jewish History ........................... 131


Parte II
Nos 500 anos do nascimento de gracia Nasci

- Susana Bastos Mateus e Paulo Mendes Pinto
Beatriz de Luna – Grácia Nasci – Grácia Benveniste,
“A Senhora” ................................................ 139

- Susana Bastos Mateus (organização)
Documentação para o estudo de Grácia Nasci
– Corpus Documental ........................................ 173

- Susana Bastos Mateus e James Nelson Novoa (organização)
Cronologia Geral: o Tempo de Grácia Nasci .................. 217


Parte III
Seminário: Ebrei e nuovi cristiani portoghesi in Toscana

- Kate Lowe
Os “rapporti” entre Portugal e Itália de finais do século XV
a finais do século XVI: uma introdução ...................... 255

- Lucia Frattarelli Fischer
O processo de nobilitação dos Ximenes na Toscana ............ 269

- James Nelson Novoa
I procuratori dei cristiani nuovi a Roma e i retroscena dei privilegi
di Cosimo de Medici di 1549 ................................. 281


Parte IV
Artigos

- Adolfo Carrasco Martínez
Errar sin esperanza. El antijudaísmo en el debate político
durante la privanza del conde duque de Olivares .............. 299


- Ana Margarida Santos Pereira
“Por comprazer a su pay”. Afrodescendentes, Judaísmo e inquisição
no bispado do Rio de Janeiro (sécs. XVII-XVIII) .............. 325

- Angelo Adriano Faria de Assis
A Inquisição portuguesa e o processo contra Heitor Antunes,
cavaleiro d’el Rey e Macabeu do Recôncavo:
um (cripto) rabino na Bahia quinhentista ..................... 351

- François Soyer
Un Médico entre las Garras de la Inquisición:
el proceso de Simón de Castro (1728-1730) .................... 373

- José Antonio Guillén Berrendero
La identificación de la honra en la semántica de los contrarios:
Noble vs judío en Juan Benito Guardiola y su Tratado de nobleza de 1591 ......................................................... 389

- Luís André Nepomuceno e Bruna Pereira Caixeta
“Não cuides que minha dor me dá repouso”: as motivações judaicas
nas éclogas de Bernardim Ribeiro ............................. 423

- Miguel Rodrigues Lourenço
Macau, porto seguro para os cristãos-novos? Problemas e métodos
sobre a periferia da Inquisição de Goa ....................... 451


Parte V
Fontes e documentos

- Carla da Costa Vieira
“Da cor do cárcere vestido”. A defesa de Cristóvão de Mendonça
perante a Inquisição de Évora ................................ 503



- Carla da Costa Veira, Maria Fernanda Guimarães, Susana Bastos Mateus
Um tefilah manuscrito num processo da Inquisição de Lisboa ... 537

- Herman Prins Salomon
A vida religiosa na diáspora portuguesa; Joseph Jesurun Pinto
e o seu seder hazanut (Livro da Ordem das Rezas) em português (Amesterdão, 1750) ........................................... 569

- Hugo Miguel Crespo
O processo da Inquisição de Lisboa contra Duarte Gomes
alias Salomão Usque: móveis, têxteis e livros na reconstituição
da casa de um humanista (1542-1544) .......................... 587

- Marco Antônio Nunes da Silva
Aspectos do cotidiano através do estudo dos Cadernos do Promotor (século XVII) ................................................ 689


Parte VI
Vida da Cátedra .............................................. 703

Índices dos números 1 a 9 (2001 a 2009) ...................... 713

Cadernos de Estudos Sefarditas, volume 8

2008

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+ Índice

Parte I
Ciclo 2007

Elvira Cunha de Azevedo Mea
"O Santo Ofício no xeque-mate aos cristãos novos (século XVII)"

François Soyer
"King Manuel I and the expulsion of the Castilian Conversos and Muslims from Portugal in 1497: new perspectives"

Jorge Martins
"A emancipação dos Judeus em Portugal"

Isilda Teixeira Rodrigues
"Rudimentos de sexologia no século XVI – o contributo de Amato Lusitano"

Joseph Abraham Levi
"Duas imagens do Judaísmo brasileiro: O caso de Pessah: A Travessia de Carlos Heitor Cony e Hitler manda lembranças de Roberto Drummond

Parte II
Artigos

Alex Silva Monteiro
"Moças, Cristãs-novas e Hereges nas malhas da Inquisição Portuguesa"

James W. Nelson Novoa
"Benedetto Giunti: the likely editor of the first known partial edition of Leone Ebreo’s Dialoghi d’amore"

João Carlos Vitorino Pereira
"La séduction entre dissimulation et (dé)voilement dans Menina e Moça, de Bernardim Ribeiro"

Sandra Silva
"A «Obra ao Rubro» na Cultura Portuguesa de Seiscentos: o Cristão-Novo Manuel Bocarro Francês e seus Versos Alquímicos de 1624"

Parte III
Fontes e Documentos

Herman Prins Salomon
"Uma descrição em primeira mão e em português da vida religiosa judaica numa comunidade de Marrocos no último quarteto do século XVI"

Herman Prins Salomon
"Álvaro de Luna ci-devant Simuel Naci, O Pai de D. Grácia Naci (Beatriz de Luna)"

Parte IV
Vida da Cátedra

Parte V
Recensões

Cadernos de Estudos Sefarditas, volume 7

2007

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+ Índice

Parte 1
Ciclo 2006

- Ronaldo Vainfas, Tipologia do desengano: cristãos-novos portugueses entre Amesterdão e o Brasil holandês
- Giuseppe Marcocci, A Inquisição portuguesa sob acusação: o protesto internacional de Gastão de Abrunhosa.
- António Andrade, De Ferrara para Lisboa: tribulações do cristão-novo Alexandre Reinel, preso no cárcere do Santo Ofício.
- Fabrizio Lelli, Messianic Expectations and Portuguese Geographical Discoveries: Yohanan Alemanno’s Renaissance curiosity.


Parte 2
Artigos

- Florbela Veiga Frade, Formas de Vida e Religiosidade na Diáspora. As Esnogas ou Casas de Culto (séculos XVI-XVII)
- François Soyer, The Massacre of the New Christians of Lisbon in 1506: a New Eyewitness Account
- Gunes Isiksel, A letter to Shahzade Selim to Charles IX of France on the “Nassi Affair”
- Herman Prins Salomon, A Oração para a autoridade na esnoga de Amesterdão como factor de conservação da identidade portuguesa.
- James Nelson Novoa, The Departure of Duarte de Paz from Rome in the light of documents from the Vatican Secret Archive.


Parte 3
Fontes

- António Andrade, O processo de Alexandre Reinel. alias Isaque Bendana, na Inquisição de Lisboa




Resumos / Abstracts

Parte I - Ciclo de Conferências

Ronaldo Vainfas,

O artigo enfoca a experiência de cristãos-novos portugueses que passaram de Amsterdão ao Brasil no século XVII, durante a dominação de Pernambuco pelos holandeses, entre 1630 e 1650. Discute o conceito de judeu novo de Yosef kaplan relacionado à identidade cultural destes homens na diáspora sefardita. A investigação encontra-se baseada em vários documentos da Inquisição Portuguesa.

The article focuses the experience of New Christian-new Portuguese who had passed from Amsterdam to Brazil in the XVIIth century, during the Dutch conquest of Pernambuco, between 1630 and 1650. It discusses the concept of New Jew proposed by Yosef Kaplan related to the cultural identity of these men in the Sephardic diaspora. The research is based upon several documents of the Portuguese Inquisition.


Giuseppe Marcocci, A Inquisição portuguesa sob acusação: o protesto internacional de Gastão de Abrunhosa

Entre os finais do século XVI e as primeira décadas do século seguinte, a discriminação de pessoas e grupos familiares que tinham origens judaicas tornou-se uma realidade cada vez mais concreta e difusa na sociedade portuguesa. Leis e instituições ratificaram o ideal ibérico dum reino fundado sobre a "limpeza de sangue". Para defender a honra da sua família, que se considerava nobre e cristã-velha (apesar de contar judeus entre os seus antepassados), o fidalgo Gastão de Abrunhosa chegou a desencadear um excepcional protesto internacional, que alcançou a Cúria romana e a Corte de Castela. Os documentos conservados nos fundos portugueses (Arquivo da Torre do Tombo, Biblioteca Nacional de Lisboa, Biblioteca da Ajuda), bem como em Espanha (Arquivo General de Simancas) e Itália (Archivio della Congregazione per la Dottrina della Fede, Archivio Segreto Vaticano, Archivio di Stato di Firenze, Biblioteca Apostolica Vaticana), revelam os contornos de um dos casos mais clamorosos de resistência contra as tendências segregacionistas que afligiam a sociedade portuguesa da primeira idade moderna. O exemplo do lúcido ataque de Abrunhosa contra o estilo do Santo Ofício lusitano, em particular contra o uso das testemunhas singulares, representa um convite aos historiadores para repensar numa perspectiva mais ampla e complexa a luta entre Inquisição e cristãos-novos.

Between the end of the sixteenth century and the first few decades of the century which followed, the discrimination against people of Jewish origin and their relatives became ever more concrete and common in Portuguese society. Laws and institutions ratified the Iberian ideal of a kingdom founded upon the “purity of blood”. In order to defend the honour of his family, which he considered to be of noble and Old Christian origin (in spite of having Jewish ancestors), the nobleman Gastão de Abrunhosa initiated an internation protest which reached the Roman Curia and the court of Castille. Documents preserved in Portuguese archives, (Arquivo da Torre do Tombo, Biblioteca Nacional de Lisboa, Biblioteca da Ajuda), Spain, (Arquivo General de Simancas) and Italy (Archivio della Congregazione per la Dottrina della Fede, Archivio Segreto Vaticano, Archivio di Stato di Firenze, Biblioteca Apostolica Vaticana), reveal the goings on of one of the most outstanding cases of resistence against the segregational tendencies which afflicted Portuguese society in the Early Modern period. The example of Abrunhosa´s lucid attack against the functioning of the Portuguese Holy Office, in particular, against the use of individual witnesses, represents an invitation to historians to rethink the struggle between the Inquistion and the New Christians in a more complex and ample way.



António Andrade, De Ferrara a Lisboa: tribulações do cristão-novo Alexandre Reinel, preso no cárcere do Santo Ofício

Alexandre Reinel figura entre o número dos cristãos-novos que foram apanhados nas malhas da Inquisição portuguesa, sobretudo a partir da segunda metade de Quinhentos, aquando do seu regresso a Portugal, provenientes geralmente das comunidades judaico-portuguesas estabelecidas em Antuérpia, Ferrara ou Veneza. Ao réu foram curiosamente apreendidos um livrinho de contactos e umas cartas não identificadas, apensas ao processo, cuja presente análise tornou possível traçar a identificação da remetente e do destinatário e interpretar o conteúdo das enigmáticas missivas. O cruzamento dos dados registados no processo de Alexandre Reinel com os de várias outras fontes documentais permitiu reconstruir e acompanhar de perto as actividades e o percurso trilhado pela família Reinel-Abendana através da Europa de Quinhentos, nomeadamente o papel desempenhado por Alexandre Reinel na rede de apoio à emigração ilegal dos cristãos-novos.
Alexandre Reinel stands in the number of those New Christians caught by the Portuguese Inquisition namely in the second half of the 16th Century on returning to Portugal from the Portuguese Sephardic communities settled in Antwerp, Ferrara or Venice. Both a contact list and some previously unidentified letters were appended to his criminal deed whose recognition only possible through this investigation sheds some light on the characterization of the parts involved in this enigmatic epistolary. The crossing of all the available data concerning Alexandre Reinel and no only from his criminal deed in the Portuguese Inquisition as permitted hence to reconstruct and closely perceive is activities, and those of the clan Reinel-Abendana towards a better understanding of their importance in creating a safe net supporting the New Christians endeavor to flee Portugal.


Fabrizio Lelli, Messianic Expectations and Portuguese Geographical Discoveries: Yohanan Alemanno's Renaissance curiosity

Na segunda metade do século XV, e em particular depois da queda de Constantinopla nas mãos dos Muçulmanos, a sociedade italiana tornou-se especialmente preocupada com a ideia do fim dos tempos. Esta concepção escatológica - a qual era comum entre Judeus e Cristãos - foi também despoletada pelos descobrimentos geográficos portugueses, que trouxeram uma nova luz sobre as regiões da África e da Ásia viradas para o Oceano Índico, e que há muito tempo se encontravam relacionadas com o ambiente messiânico. Este artigo debruça-se sobre a recepção da informação sobre os descobrimentos portugueses por parte de um dos mais impressionantes intelectuais judaicos italianos, Yohanan Alemanno (1435 - depois de 1506). A pesquisa intelectual tocou muitos dos domínios do conhecimento judaico, focando-se também no messianismo. Apesar de fundamentar as suas concepções essencialmente em fontes tradicionais, Alemanno também utilizou informação geográfica que circulava na sociedade não judaica da época. As referências sobre eventos messiânicos relacionados com os descobrimentos portugueses, incluindo o Liqquitim (Livro de Notas) de Alemanno podem ser referidos entre os primeiros testemunhos feitos por um intelectual judeu sobre a existência documentada de judeus na Índia e na Etiópia.

In the second half of the fifteenth century, and especially after the fall of Constantinople into the hands of the Muslims, Italian society became especially concerned with the idea of the end times. Such an eschatological conception - which was common among both Jews and Christians - had been triggered also by Portuguese geographical discoveries, that shed new light on African and Asian regions facing the Indian Ocean, and which had been long related to the Messianic advent. This article deals with the reception of information about Portuguese discoveries by one of the most outstanding Italian Jewish scholars, Yohanan Alemanno (1435 - after 1506). Alemanno's intellectual research ranged over most domains of Jewish knowledge, focusing also on messianism. Although mainly founding his conceptions on traditional sources, Alemanno also drew on geographical information circulating in contemporary non-Jewish society. The notes on messianic events related to Portuguese discoveries included in Alemanno's Liqqutim (Notebook) can be counted among the very first testimonies by a Jewish intellectual on the documented existence of Jews in India and Ethiopia.


Parte II

Florbela Veiga Frade,

Nos séculos XVI e XVII os cristãos-novos portugueses em diáspora fixaram-se nos mais diversos pontos do mundo. O presente artigo debruça-se sobre a religiosidade e formas de vida de três comunidades: Antuérpia, Roterdão e Hamburgo. Estas comunidades geralmente tinham uma ou várias casas de culto também chamadas esnogas onde os cristãos-novos podiam rezar e celebrar diversas cerimónias judaicas, jejuns e festas assim como era o local de reunião no Shabat. Os cristãos-novos portugueses mantiveram práticas e rituais judaicos durante gerações, com ou sem permissão das autoridades locais para o fazerem. Geralmente as suas práticas não eram permitidas, contudo continuavam a ser preservadas na esfera privada com a ajuda de pessoas que mantinham vivos os preceitos do Judaísmo. No entanto, na maior parte das vezes não existia a figura do rabino como chefe e orientador da vida religiosa.

In the 16th and 17th centuries Portuguese New-Christians spread all over the world. This paper deals with the religiosity and ways of life in three Portuguese Communities: Antwerp, Roterdam and Hamburg. These communities had usually a house of cult or an esnoga where New-Christians could pray and celebrate several Judaic ceremonies, fasts or fests and join in the Shabbat reunion. The Portuguese New-Christians maintained Judaic practices and rituals for generations, regardless having or not local authorities’ permission to do it. As a norm, Jewish practises were not allowed but were privately maintained helped by people who preserved the precepts of Judaism although most of the times there were no rabbis involved.


François Soyer, The Massacre of the New Christians of Lisbon in 1506: A New Eyewitness Account

No domingo 19 de Abril de 1506, a cidade de Lisboa foi palco de uma explosão de violência que durou quatro dias e resultou na morte violenta de 1.000 a 4.000 homens, mulheres e crianças, apontados pelo facto de serem "novos cristãos" (judeus convertidos ao cristianismo). Este artigo aborda uma descrição do massacre de 1506 que está contido em um manuscrito intitulado Chronicas dos Reys de Portugal e sumarios das suas vidas com a historia das Indias e Armadas que se mandarom athe o anno de 1533, cuja autoria é atribuída ao historiador Gaspar Correia (c.1492-c.1560). Esta descrição da matança, foi escrita, pelo menos parcialmente, por uma testemunha ocular, oferecendo aos historiadores não só novos detalhes sobre o massacre em si, mas também contribuindo para uma nova perspectiva sobre este terrível acontecimento, uma perspectiva que é aparentemente hostil aos Cristãos Novos. A importância histórica da decrição de Gaspar Correia do massacre de 1506 merece ser reconhecida e merece um lugar ao lado das fontes melhor conhecidas, como as obras de Ibn Verga, Isaac Ibn Faradj, ou Damião de Góis.

On Sunday 19 April 1506, the city of Lisbon was the scene of an explosion of violence that lasted four days and is estimated to have resulted in the violent deaths of anywhere between 1,000 to 4,000 men, women and children, singled out because of the fact that they were “New Christians” (Jewish converts to Christianity). This article deals with an as yet unexamined account of the massacre of 1506 that is contained in a manuscript entitled Chronicas dos Reys de Portugal e sumarios das suas vidas com a historia das Indias e Armadas que se mandarom athe o anno de 1533, whose authorship has been attributed to Gaspar Correia (c.1492-c.1560). Written at least partly by an eyewitness, this account of the massacre of the New Christians of Lisbon provides historians not only with new details about the massacre itself but also with a new perspective of that terrible event, one that is seemingly hostile to the New Christians. The historical importance of Gaspar Correia’s account of the massacre of 1506 deserves to be recognised and it merits a place alongside better known sources, such as the works of Ibn Verga, Isaac Ibn Faradj, or Damião de Góis.


Günes Isiksel, A letter of chahzade Selîm to Charles IX on the “Nassi Affair”

Neste pequeno estudo é mostrado o contexto do primeiro, e um dos raros exemplos, do envolvimento dos soberanos otomanos na diplomacia europeia, apresentando-se também uma cópia inédita de uma carta do príncipe Selim para a Corte francesa, depois de lhe ter sido apresentada uma solicitação por parte do seu banqueiro Joseph Nassi.

In this short study, not only the context of one of the first and indeed, rare examples of Ottoman princes’ involvement in European diplomacy is shown but also a unpublished copy of the Prince Selîm’s letter to the French Court following his banker Joseph Nassi’s solicitations is presented.


Herman Prins Salomon,

A oração Hanoten (“Quem outorga”) que se recita em hebraico comporta, na esnoga portuguesa de Amesterdão ainda hoje uma inserção em português. Esta presença da língua portuguesa numa comunidade que perdeu o uso do português como meio de comunicação há mais de século e meio, desperta a curiosidade dos visitantes. Neste artigo quero contrastar a presença e o desenvolvimento da inserção portuguesa em Amesterdão, onde está em casa, se recita com muita frequência e segue imprimindo-se, com a sua quase não presença e não desenvolvimento na maioria das outras comunidades portuguesas e hispano-portuguesas, onde deixou poucos ou nenhuns rastos impressos. Trata-se portanto de uma originalidade da esnoga Amsterdamense muito própria historicamente dela que, embora se transmitisse às de Haia, Curaçau, Suriname, Hamburgo, Londres, Nova Iorque, etc., aí acabou por desaparecer ou mal sobrevive. Em Londres, por exemplo, deixou um único testemunho impresso (1836) e a sua substituição por um texto inglês (1852) foi um factor do desaparecimento da identidade portuguesa.

The prayer hanoten (“He who dispenses”) that is recited in Hebrew contains -- in the Portuguese synagogue service of Amsterdam -- an insertion in Portuguese. This regular presence of the Portuguese language in a community which lost the use of Portuguese as a means of communication more than a century and a half ago, does not fail to arouse the curiosity of occasional visitors. In this article I attempt to contrast the presence and development of the Portuguese insertion in the Amsterdam service, where it is at home, is recited very frequently and continues to appear in the printed Order of Service, with its well-nigh absence and non-development in the majority of other Portuguese and Spanish-Portuguese Jewish communities, where it left few or no published traces of its one-time presence. Thus we are dealing with an original feature of the Amsterdam Portuguese synagogue, very much intertwined with its history which, although it was transmitted to those of The Hague, Curaçao, Surinam, Hamburg, London, New York, etc., ended up there either falling by the wayside or surviving with difficulty. In London, for example, it left only one printed witness (1836) and its replacement by an English text (1852) marked the disappearance of that community‟s Portuguese identity.


James Nelson Novoa, The Departure of Duarte de Paz from Rome in the light of documents from the Vatican Secret Archives

The article presents documents from the Vatican Secret Archives which help to reconstruct the circumstances involved in Duarte de Paz’s departure from Rome in the first months of 1538 due to his fall from favour in Curial circles in Rome and his definitive repudiation on the part of the Portuguese New Christians which he claimed to represent. It would seem that he left, ostensibly to reach Antwerp where he sought payment for the services rendered to the New Christians during his tenure in Rome as their agent through money taken from goods sequestered from the New Christians on the part of the Governor of the Low Countries. Apart from the intrinsic interest of additional knowledge about Paz himself it points out the divisions and inner disputes in the Portuguese New Christian organization itself in its struggle against the functioning of the Inquistion in Portugal.


António Andrade, O Processo de Alexandre Reinel, alias Isaque Bendana, na Inquisição de Lisboa

Alexandre Reinel figura entre o número dos cristãos-novos, estabelecidos nas comunidades judaico-portuguesas em diáspora (provenientes, em particular, de Antuérpia, Ferrara e Veneza), que foram apanhados nas malhas da Inquisição portuguesa, sobretudo a partir da segunda metade de Quinhentos, no seu regresso a Portugal. O contacto entre os que partiram e os que ficaram nunca se perdeu e manteve-se sempre bastante activo por meio de agentes destacados, que voltavam ao Reino em representação de interesses familiares e da própria Nação Portuguesa. O processo inquisitorial que foi instaurado a Alexandre Reinel constitui, sem dúvida, uma fonte privilegiada, quer sobre as actividades dos que retornaram, quer sobre a constituição e acção das comunidades de onde provinham.
Alexandre Reinel stands in the number of those New Christians Portuguese settled in Sephardic communities of Antwerp, Ferrara and Venice caught by the Portuguese Inquisition on returning to Portugal. Contact between those who left and those who staid was never really lost and we suspect an active epistolary maintained through some important agents, returning to Portugal for diplomatic reasons concerning the welfare of the Portuguese New Christians. Alexandre Reinel’s criminal deed in the Portuguese Inquisition stands therefore as a privileged source for the understanding of both the activities of those ho returned home as well of the Diaspora communities from which they were returning from.



Cadernos de Estudos Sefarditas, Volume 6

2006
Preço: 13 euros

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+ Índice

Parte I
Ciclo de Conferências 2005
- Nuno Simões Rodrigues
Os Judeus na Hispânia na Antiguidade
- Maria Antonieta Garcia
Judaísmo e Identidade Marrana
- James Nelson Novoa
A publicação dos Diálogos de Amor de Leão Hebreu no contexto romano
da primeira metade do século XVI

Parte II
Imagens e representações
- Ângela Correia
O judeu nas cantigas de Santa Maria: uma análise comparativa
- Luís Urbano Afonso
Iconografia antijudaica em Portugal (séculos XIV-XV)
- Rossella Pescatori
Images and Simulacra of the Soul: reading female allegory in Paolo Veronese and Leone Ebreo
- Fabrizio Lelli
Intellectual Relationships of Fifteenth-Century Jewish and Christina Scholars in Light of Contemporary Art
- Patrícia Cardoso Correia
A Noiva Judia ou Isaac e Rebecca de Rembrandt – Um Mundo Barroco
- Paulo Mendes Pinto
Memória – Ideologia – Imagens: os sefarditas na historiografia portuguesa recente
- Jorge Martins
Os Judeus nos manuais escolares

Parte III
Artigos
- José Alberto Rodrigues da Silva Tavim
Conversos: “A península desejada”. Reflexões em torno de alguns casos paradigmáticos (séculos XVI-XVII)
- Carsten L. Wilke
Antonio Enríquez Gómez, el seudo-portugués
- François Soyer
An example of collaboration between the Spanish and Portuguese Inquisitions:
The Trials of the Converso Diogo Ramos and his family (1680-1683)
- Isaac S. D. Sassoon
Women as religious leaders: the sources biblical and Rabbinic
- João-Maria Nabais
A diáspora de Francisco Sanches, na busca da consciência do Eu

Parte IV
Vida da Cátedra

Parte V
Notas de Leitura

Cadernos de Estudos Sefarditas, volume 5

2005
Preço: 13 euros

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+ Índice

Parte I - Ciclo de Conferências 2004
Isabel Drumond Braga - Judeus e Cristãos-Novos: os que chegam, os que partem e os que regressam
José da Silva Horta e Peter Mark - Judeus e Muçulmanos na Petite Côte senegalesa do início do século XVII: iconoclastia anti-católica, aproximação religiosa, parceria comercial
José Pedro Sousa Dias - Jacob de Castro Sarmento e a sua fuga para Londres em 1721
Margarida Garcez Ventura - Entre Deus e César: para a definição do estatuto dos judeus em Portugal nos finais da Idade Média

Parte II – Artigos
Aron di Leone Leoni - As transcrições do apelido «Nasci» nos documentos conservados nos arquivos de Ferrara e de Modena
Herman Prins Salomon - A origem dos Mendes-Benveniste
Herman Prins Salomon - Reaberto o debate entre I. S. Révah e A. J. Saraiva sobre o criptojudaísmo peninsular?
Inácio Steinhardt - Um documento hebraico sobre a Batalha de Toro
Jesús Aguado de los Reyes - El Apogeo de los Judios Portugueses en la Sevilla Americanista
Joseph Abraham Levi - Portugal meets Italy: the Sephardic Communities of the Diaspora on Italian Soil (1496-1600)
Marco Antônio Nunes da Silva - Resistência e transgressão no Brasil: casos de resistência judaica
Maria Fernanda Guimarães e António Júlio Andrade - Percursos de Gaspar Lopes Pereira e Francisco Lopes Pereira, dois cristãos-novos de Mogadouro
Paulo Valadares - As Genealogias do Capitão Barros Basto, o «Guia dos Maranos»
Susana Bastos Mateus e James Nelson Novoa - De Lamego para a Toscana: o périplo do médico Pedro Furtado, cristão-novo português

Cadernos de Estudos Sefarditas, volume 4

2004
Preço: 13 euros

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+ Índice

Parte I – Ciclo de Conferências 2003
Carla alexandra Santos, Carmen Ballesteros – Arqueologia Judaica no Concelho de Trancoso (Novos Elementos) João Cosme – A Actuação Inquisitorial na Margem Esquerda do Guadiana
(1640-715)
Fernanda Olival – Rigor e interesses : os estatutos de limpeza de sangue em Portugal

Parte II – Artigos e Bibliografias
Herman Prins Salomon – O que tem de judaica a Menina e Moça?
Maria Fernanda Guimarães – A Igreja de Santo António dos Portugueses e a Família Espinosa da Guarda Graça Cravinho – O mais antigo vestígio Judaico na Península Ibérica Aida Freudenthal – Judeus em Angola – séculos XIX-XX Maria Fernanda Matias – A Biblioteca Ets Haim – Do livro ao saber Carlos Valentim – Tomé Pegado de Paz: espião e servidor de duque de Naxos
(1552-1578)
António Julio Andrade – Estudos sefarditas em Trás-os-Montes, o caso do jornal Terra Quente

Parte II – Vida da Cátedra
Paulo Mendes Pinto e Susana Bastos Mateus

Parte IV – Recensões
Resumos

Cadernos de Estudos Sefarditas, volume 3

2003
Preço: 13 euros

Capa

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+ Índice

Parte 1 - Ciclo de Conferências 2002
- José Alberto da Silva Tavim, História das histórias dos judeus de Cochim;
- Henrique Leitão, Para uma biografia de Pedro Nunes: o surgimento de um matemático, 1502-1542;
- Herman Prins Salomon, O haham Saul Levi Mortera e a vaca vermelha.


Parte 2 – textos com base no projecto FCT (POCTI) «Dicionário Histórico dos Sefarditas Portugueses: corpo prosopográfico de mercadores e gente de trato»
- Paulo Mendes Pinto, Problemas e metodologias na formulação prosopográfica da investigação;
- Susana Mateus, Família e Poder: a importância dos laços de parentesco na construção das redes mercantis sefarditas;
- Florbela Veiga Frade, Uma Família Sefardita do Século XVI – Os Mendes Benveniste


Parte 3 - Artigos e Bibliografias
- José Pedro Sousa Dias, Jacob de Castro Sarmento e a sua fuga para Londres em 1721;
- Inácio Steinhardt, Judaizantes de Vila Cova à Coelheira;
- Mordechai Arbell, A Comunidade Judaica Portuguesa de Madras, Índia no século XVII;
- Marco António Nunes da Silva, Cripto-judaismo em Portugal seiscentista;
- Natália Silva, O caso do «Senhor roubado» de Odivelas.

Cadernos de Estudos Sefarditas, volume 2

2002
Preço: 8 euros

Capa

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Cadernos de Estudos Sefarditas, volume 1 (esgotado)

2002

Capa

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+ Índice

Parte I
Ciclo de Conferências 2000
que participaram:
- Richard Ayoun (Universidade de Paris I e INALCO), Les Portugais dans l'Ouest de la France à l'Époque Modern
- Prof. Juan Gil (Universidade de Sevilha), Os Judeus castelhanos e as Conspirações contra D. João II
- Joseph Abraham Levi (Universidade de Iowa), A Diáspora Sefardita nas Américas durante os séculos XVII e XVIII
- Maria da Graça Mateus Ventura (ICIA), Os Gramacho. Estudo de um caso de redes de influência em Cartagena das
Índias (1591-1637)
- António Borges Coelho (Professor Jubilado da Universidade de Lisboa), Judeus e Cristãos-Novos no tempo dos Filipes

Parte II
Artigos e Bibliografias
- Joseph Abraham Levi (Universidade de Iowa), Bibliografia sobre as comunidades sefarditas na Ibero-América
- José Varandas e Vasco Resende, Bibliografia sobre estudos judaicos na Biblioteca do Instituto de Cultura Árabe «David Lopes»
- Carlos Manuel Valentim, Mestre João Faras um sefardita ao serviço de D. Manuel I
- Herman Prins Salomon, Um documento inédito sobre a "moderna" comunidade Israelita de Lisboa

Parte III
Vida da Cátedra
Org. Paulo Mendes Pinto
- Catálogo Bibliográfico: aquisições e ofertas no ano 2000
- Índices de leitura da Biblioteca «Alberto Benveniste»
- Conferências da Cátedra «Alberto Benveniste»: 1997-2000: cinco anos de sessões com onze especialistas

 

 
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