NOTÍCIAS

Lançamento do livro A Fé dos Juízes. Inquisidores e processos por heresia em Portugal (1536-1774) de Bruno Feitler

11 Abril, 17h30 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sala B112.D

A apresentação estará a cargo da Professora Fernanda Olival (CIDEHUS, Universidade de Évora).

Sinopse:
Quem eram os inquisidores portugueses? Como suas práticas judiciais evoluíram ao longo dos quase trezentos anos de existência do Santo Ofício em Portugal? Que fé, que confiança, os inquisidores tinham em seus próprios julgamentos? A fé dos juízes refaz a história da Inquisição portuguesa a partir de um ponto de vista jurídico, das carreiras e das dissensões existentes entre os inquisidores. Vemos que bastante rapidamente vários de seus membros, geração após geração, deixaram de acreditar na eficácia dos métodos empregados no julgamento dos casos de heresia, e que essas insatisfações são um importante elemento das reformas dos anos 1770. Conta-se assim a história do Santo Ofício português, antes do seu declínio final, a partir daquilo que era o cerne da sua existência: os processos por heresia.

Bruno Feitler, Federal University of São Paulo
Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (2001), Bruno Feitler é Professor Associado de História Moderna na Universidade Federal de São Paulo (Brasil) e investigador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi investigador convidado de várias instituições, entre as quais a John Carter Brown Library (2000 e 2015), o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2007), a Catholic University fo Leuven (2012) e a University of Texas at Austin (2014). É autor de livros e artigos e coordenador de vários livros sobre a Inquisição, o clero secular no mundo português, judeus e cristãos-novos.

Mais informações em https://doi.org/10.14195/978-989-26-2160-9
O livro impresso estará à venda pelo preço promocional de 20 euros (20% de desconto).

Para mais informação:
Lancamento_A_Fe_dos_juizes.jpeg
( PEG, 122 KB)

NOTÍCIAS

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Cine-teatro de Torres Vedras | 26 Janeiro 2024, 10h00 e 14h00

O Centro de Interpretação da Comunidade Judaica, em parceria com a CESAB e o Académico de Torres Vedras, evoca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, com a exibição do filme "Uma Turma Difícil".

NOTÍCIAS

XXII Congresso de Estudos Sefarditas: adiamento

Atendendo à difícil conjuntura internacional, que impossibilita a presença de um número significativo de participantes, a comissão organizadora do XXII Congresso de Estudos Sefarditas decidiu adiar o congresso previsto para Julho de 2024 para o ano de 2025, em data a fixar nos próximos meses.

NOTÍCIAS

Unlocking Diaspora Archives: Western Sephardic Diaspora Roadmap Workshop

28 Novembro, 9h30-17h30 | Biblioteca Nacional de Portugal, auditório

O workshop final do projecto Western Sephardic Diaspora Roadmap irá debater o património arquivístico judaico português e da diápora judaico-portuguesa e as estratégias para a sua preservação, divulgação e acessibilidade.

NOTÍCIAS

V Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas

Castelo de Vide | 9 e 10 Novembro

Encontra-se já disponível o programa do V Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas que decorre este ano em Castelo de Vide.