NOTÍCIAS

Novo volume da Colecção Usque

A Colecção Hebraica de Sebastião José de Carvalho e Melo

Transcrição, anotação e introdução de Carla Vieira

Sinopse:
No final de 1738, o enviado extraordinário da corte portuguesa em Londres, Marco António de Azevedo Coutinho, recebia ordens de Lisboa para procurar “com a maior diligência, com modo porém, e circunspeção” Bíblias judaicas, versões do Talmud, livros litúrgicos e outros de matéria judaica. Em simultâneo, deveria indagar sobre a vida e costumes dos judeus residentes na cidade britânica. Por essa altura, Azevedo Coutinho já se encontrava na recta final da sua missão londrina e pronto a regressar a Portugal. No seu lugar ficaria Sebastião José de Carvalho e Melo, o futuro Marquês de Pombal, que dava então início ao exercício do primeiro ofício diplomático da sua carreira. Foi a ele que coube dar resposta aos trinta e dois pontos discriminados na encomenda, tarefa que o acompanhou durante todo o período em que esteve em Londres.
Em Agosto de 1740, Carvalho e Melo dava a conhecer à corte portuguesa os primeiros resultados das suas pesquisas. Os cinco pontos iniciais da encomenda encontravam assim uma resposta minuciosa e exaustiva, à imagem das missivas remetidas regularmente para Lisboa. É esta “Colecção Hebraica”, da qual restam hoje duas cópias na Biblioteca Pública de Évora, que surge aqui alvo de uma edição crítica inédita, comparando as duas versões e uma terceira parcial conservada na Colecção Pombalina da Biblioteca Nacional de Portugal. No final, apresenta-se um anexo documental que visa o enquadramento do texto e do seu contexto de produção.
A “Colecção Hebraica ou Compêndio de várias matérias pertencentes ao presente estado da Nação Judaica Refugiada nos Reinos da Grã-Bretanha e Estados da Holanda” é, assim, um testemunho único sobre o Judaísmo e a diáspora judaico-portuguesa pela pena de Sebastião José de Carvalho e Melo, a qual reflecte a visão de uma elite portuguesa católica ilustrada, erudita, mas imersa num profundo sentimento anti-judaico.

PVP: 15€
Encomende enviando um email para cesab@letras.ulisboa.pt

Para mais informação:
Amostra.pdf
(PDF PDF, 181 KB)

NOTÍCIAS

Novo volume da Colecção Usque

A Colecção Hebraica de Sebastião José de Carvalho e Melo

Transcrição, anotação e introdução de Carla Vieira

NOTÍCIAS

Lançamento do livro A Fé dos Juízes. Inquisidores e processos por heresia em Portugal (1536-1774) de Bruno Feitler

11 Abril, 17h30 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sala B112.D

A apresentação estará a cargo da Professora Fernanda Olival (CIDEHUS, Universidade de Évora).

NOTÍCIAS

WSD Talks | 23 Março, 18h00 (GMT)

Alessio Assonitis, "The History of the Medici Archive from the Late Middle Ages to the Twenty-First Century"

As WSD Talks regressam no próximo dia 23 de Março, com a participação de Alessio Assonitis, director do The Medici Archive Project. Não perca!

NOTÍCIAS

Nova edição - Garcia de Orta: Ciência, Religião e Cultura

Luís Filipe Barreto e Maria de Fátima Reis (eds.)

O novo número da Série Monográfica Alberto Benveniste acabou de sair.